quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Memória Ilusionista [texto roubado]

A autora desse texto, que eu amo, é a Maíra, uma garota com um talento enorme para a escrita que conheci no Blog Nas Entrelinhas. Faz um tempão que ela não aparece por lá e quando decidiu deixar de escrever no blog deixou um post despedindo-se. Eu gostava muito de ler o que ela escrevia, e dos vários texto que ela postou com muitos me identifiquei, mas esse, sem dúvida alguma, eu queria ter escrito! É exatamente assim que me sinto...

Ma, saudades imensas de ti e de teus textos. Volta logo!

Memória ilusionista

Durante boa parte da minha infância havia, junto aos pratinhos prateados com desenhos estranhos de hipopótamos dançantes e outras nostalgias, uma felicidade ingênua sob a forma de um produto bobo: o iogurte que virava sorvete. Eu posso me lembrar dele com uma clareza quase intocável. Seu rosa claro e leitoso, o formato arredondado e o pequeno palito colorido que a gente usava para enfiar no iogurte e - depois de algumas horas no congelador - transformá-lo em sorvete. Aquilo me parecia tão mágico e inimaginável. Lembro de correr para o carrinho de compras sempre que minha mãe chegava do mercado para pegar todos, lembro de ajeitar o palito meticulosamente e lembro de ir verificar, basicamente de meia em meia hora, se a mágica já havia acontecido.

A lembrança de um iogurte que virava sorvete, durante anos, foi algo aconchegante dentro da minha cabeça. E sempre me perguntei o que teria acontecido a ele que não se via mais em mercado algum. Procurei por todos e, semana atrás de semana, vasculhei as prateleiras de iogurte em busca daquele que me soava quase inatingível. Tão mágico, singular, inimaginável. Meu iogurte onírico. E achei. Quando já tinha desistido, achei. O formato das minhas lembranças, a cor pálida, a textura. Feito criança, corri até a geladeira para encaixar os palitos coloridos em todos e deixar a mágica acontecer, após tantos anos, de novo. Mas - surpresa - quando pronto, o sorvete era só isso. Um sorvete de iogurte. Com aquele gosto de morango meio artificial, a consistência congelada que em nada lembrava a de um sorvete de verdade, o sabor esquálido. Um bom iogurte, não se pode negar. E uma idéia maravilhosa, eu devo admitir. Mas, afinal, aonde está aquele que ocupou meu pedestal durante tantos anos? Ele não existe.

Quase irônico isso, meu iogurte preferido nunca existiu. Quem existiu foi a lembrança idealizada dele. Então é assim? É assim na vida? A gente toma o iogurte - que não passa disso, por mais gostoso que seja - e ele se junta às lembranças da época; ao ambiente da casa, à rotina cheirosa, às memórias quentinhas. E nós sentimos saudade daquele sabor que era só mais um, mas que aumenta de tamanho e cor quando aliado à nostalgia? Eu admito que cheguei a questionar a qualidade dele. Passaram-se tantos anos, quem poderia me garantir que o fabricaram da mesma forma? Mas eu sei que sim. Pois sei que o melhor iogurte do mundo nunca poderia alcançar o que morava dentro da minha memória. Ele era meu. Inventado, modificado, colorido. Meu iogurte que não cheirava a iogurte normal, mas sim a casa de praia, verão, rede, varanda e infância. Que não tinha o cor de rosa normal, mas a cor leve da ingenuidade e da inocência, da felicidade pura vinda de um simples iogurte que vira sorvete. A mágica nunca funcionou dentro do congelador, aquele era só um eletrodoméstico funcionando com decência. A mágica era minha, era a mágica dos meus 6 anos de idade, da transformação iminente, da flor nascendo e da lagarta virando borboleta. E eu - agora já tão cética e um pouco amarga, já com algumas rugas de cansaço e com a ingenuidade pisoteada pelo asfalto - eu não poderia recriar isso. No máximo, imitar um truque de ilusionista, mas já estava cansada demais pra acreditar.

E talvez seja assim mesmo. Tomar o iogurte aos vinte anos de idade foi um erro; ele nunca poderia ser tão doce quanto foi antes. E como é que ele poderia ser? Se temos mentes tão traiçoeiras que acreditamos em passados mais acesos quando esses são passados. Se acreditamos que fomos mais felizes do que realmente fomos e condenamos o presente a uma penumbra que depois, quando ele deixa de ser presente, se acende. Meu iogurte irreal continua em mim. Lembrança aconchegante que me remete a uma magia há muito tempo já desvendada mas ainda assim intacta. Eu sei que ele nunca teve esse sabor, mas que sabor ele teve afinal? Eu também não saberia dizer. Talvez um gosto de nostalgia onírica e - como toda nostalgia - tendenciosa.

por mayf


10 comentários :

  1. que texto!!! E essa menina parou de postar por quê?


    Miriam, eu li livro só pra mandar a resenha pro LBG. Vou ver se escrevo hoje ainda. beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ju, não sei por que ela parou... uma peninha, né? Gostava tanto de de ler os textos dela.

    Eba! vou adorar publicar a tua resenha!! Vou esperar...

    Um beijoooo

    ResponderExcluir
  3. Desculpa estar meio sumida daqui, mas trabalhar e estudar cansa. Meu próximo pedido de niver é um dia de 36 horas, será que ganho?

    Beijos e ótimo final de semana,
    LAriane - Leituras & Devaneios – WWW.leiturasedevaneios.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lari,

    Te compreendo perfeitamente! E se vc ganhar esse presente me conta que vou querer também! rsrsr

    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha lido nada dela e super goste... Entendo tudo.

    Aproveita tem post novo no blog, entrevista exclusiva + promoção. Não deixa essa passar!
    http://starbucksandbooks.blogspot.com
    Mil beijokas

    ResponderExcluir
  6. O texto é ótimo!
    Que pena q ela parou de postar...
    bj

    ResponderExcluir
  7. O texto é ótimo!
    Que pena q ela parou de postar...
    bj

    ResponderExcluir
  8. ei Miriam, ela escreve muito bem mesmo.
    Gostei bastante do texto, ela deve voltar a postar o mais rápido possível. ^^
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Miriam, lindona, não sabia desse post super adorável por aqui, rs. Brigada mesmo pelos elogios! Eu tive que sumir por esse tempinho, mas agora voltei. Aliás, não tinha visto seu template novo, tá lindo! E só uma observaçãozinha: meu nome é com "í", rs. Se assim já erram, imagina se fosse com y, iam me chamar só de "máira", kkk. Enfim, brigada mesmo, querida! Você é um amor! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ma!

    Tão bom ter vocÊ por aqui! Já corrigi seu nome, tá!

    Um beijooo

    ResponderExcluir

Qual a sua opinião?

Comente a vontade e faça parte do blog!

Todos os marcadores

Livros ( 130 ) Novo Conceito ( 33 ) receitas ( 27 ) Promoção ( 26 ) guloseimas ( 24 ) Mensagens ( 23 ) lançamentos ( 22 ) Variedades ( 21 ) Resenha ( 19 ) Selinhos e mimos ( 17 ) Bobagens ( 14 ) Editora Arqueiro ( 13 ) Editora Planeta ( 13 ) Resultado de sorteio ( 13 ) divulgação ( 12 ) Danielle ( 11 ) Desafio Literário ( 10 ) Poesia ( 8 ) Coragem hoje é segunda-feira ( 6 ) Circuito Novo Conceito ( 5 ) Meg Cabot ( 5 ) Uma resenha pra chamar de minha ( 5 ) Editora Essência ( 4 ) Filmes ( 4 ) L. J. Smith ( 4 ) Marian Keyes ( 4 ) Nora Roberts ( 4 ) Novo Século ( 4 ) Universo dos Livros ( 4 ) Desafio Literário 2015 ( 3 ) Editora Intrínseca ( 3 ) Editora Underworld ( 3 ) Jeff Lindsay ( 3 ) Lisa Mcmann ( 3 ) Literatura Estrangeira ( 3 ) Literatura Nacional ( 3 ) Nicholas Sparks ( 3 ) Nicole Jordan ( 3 ) Rachel Gibson ( 3 ) Régine Deforges ( 3 ) Siobhan Vivian ( 3 ) Stieg Larsson ( 3 ) A Mediadora ( 2 ) Abbi Glines ( 2 ) Amazon ( 2 ) Beth Fantaskey ( 2 ) Carole Matthews ( 2 ) Dica de Leitura ( 2 ) Ebook ( 2 ) Editora Saída de Emergência ( 2 ) Editora Sextante ( 2 ) James Patterson ( 2 ) Jenna Black ( 2 ) Jenny Han ( 2 ) Jodi Picoult ( 2 ) Lançamento ( 2 ) Paulo de Castro ( 2 ) Portia da Costa ( 2 ) desabafo ( 2 ) Alicia Gallotti ( 1 ) Ally Carter ( 1 ) Amy Morin ( 1 ) Ana Paula Bergamasco ( 1 ) Angela Morrison ( 1 ) Anna Fagundes Martino ( 1 ) Anthony E. Zuiker ( 1 ) Audrey Niffenegger ( 1 ) Audrey Nixon ( 1 ) Babi Dewet ( 1 ) Barbara Delinsky ( 1 ) Becca Fitzpatrick ( 1 ) Bella Andre ( 1 ) Bernhard Schlink ( 1 ) Bruna Ischaffon ( 1 ) Cecelia Ahern ( 1 ) Chelsea Cain ( 1 ) Christine Feehan ( 1 ) Christine M. ( 1 ) Chuck Hogan ( 1 ) Clarice Lispector ( 1 ) Colleen McCullough ( 1 ) Dan Gemeinhart ( 1 ) Daniel Glattauer ( 1 ) David Gilmour ( 1 ) Drama ( 1 ) Duane Swierczynski ( 1 ) E. L. James ( 1 ) Editora Galera ( 1 ) Editora Globo ( 1 ) Editora Jardim dos Livros ( 1 ) Editora Modo ( 1 ) Editora Multifoco ( 1 ) Editora Pandorga ( 1 ) Editora Porto 71 ( 1 ) Editora Todas as Falas ( 1 ) Elizabeth Chandler ( 1 ) Elizabeth Gilbert ( 1 ) Enderson Rafael ( 1 ) Entrevista ( 1 ) Estantes ( 1 ) Eventos ( 1 ) FML Pepper ( 1 ) Fenelivro ( 1 ) Fern Michaels ( 1 ) Ficção ( 1 ) Gabrielle Charbonnet ( 1 ) Galera Record ( 1 ) Gary Smalley ( 1 ) Guilhermo Del Toro ( 1 ) Howard Roughan ( 1 ) Hugh Laurie ( 1 ) James A. Owen ( 1 ) James Bowen ( 1 ) Janaina Rico ( 1 ) Jane Austen ( 1 ) Janet Dailey ( 1 ) Jessica Spotswood ( 1 ) Jill Mansell ( 1 ) John Corey Whaley ( 1 ) John Green ( 1 ) Jojo Moyes ( 1 ) Joseph Ratzinger ( 1 ) Josiane Veiga ( 1 ) Julia Donovan ( 1 ) Julie Garwood ( 1 ) Karen Kingsbury ( 1 ) Karyn Bosnak ( 1 ) Katherine Applegate ( 1 ) Kiko Nogueira ( 1 ) Kimberly McCreight ( 1 ) Lauren Weisberger ( 1 ) Leisa Rayven ( 1 ) Leitura Nacional ( 1 ) Leticia Wierzchowski ( 1 ) Lilian Dorea ( 1 ) Livros; Emily Brontë; resenha; Lua de Papel ( 1 ) Marcelo Lima ( 1 ) Marco de Moraes ( 1 ) Marcos Bulzara ( 1 ) Maria Beaumont ( 1 ) Martha Argel ( 1 ) Mauricio Gomyde ( 1 ) Michael Grant ( 1 ) Nina Malkin ( 1 ) Não ao plágio ( 1 ) PE ( 1 ) Paolo Flores d'Arcais ( 1 ) Patrick deWitt ( 1 ) Paula Pimenta ( 1 ) Paulo Castro ( 1 ) Paulo Coelho ( 1 ) Primeiras Linhas ( 1 ) Prêmio Bang ( 1 ) Record ( 1 ) Romance ( 1 ) Rosana Rios ( 1 ) Rubem Alves ( 1 ) Sara Fawkes ( 1 ) Sarah Lotz ( 1 ) Sextante ( 1 ) Sobrenatural ( 1 ) Stacey Jay ( 1 ) Stella Florence ( 1 ) Stephanie Perkins ( 1 ) Stephenie Meyer ( 1 ) Suma de Letras ( 1 ) Susan Wiggs ( 1 ) Susane Colasanti ( 1 ) T. Greenwood; Livros ( 1 ) Tony Buzan ( 1 ) Vanessa de Cássia ( 1 ) Vida e Consciência ( 1 ) Wendy Markham ( 1 ) YA ( 1 ) Zíbia Gasparetto ( 1 ) amostrinha ( 1 ) corrida ( 1 ) cote ( 1 ) cotidiano ( 1 ) dicas ( 1 ) e-books ( 1 ) hora do planeta ( 1 ) runner ( 1 ) tags ( 1 )

Direitos do leitor (Daniel Pennac)

1. O direito de não ler.

2. O direito de pular páginas

3. O direito de não terminar um livro.

4. O direito de reler.

5. O direito de ler qualquer coisa.

6. O direito ao bovarismo (doença textualmente transmissível).

7. O direito de ler em qualquer lugar.

8. O direito de ler uma frase aqui e outra ali.

9. O direito de ler em voz alta.

10. O direito de se calar.


Leve adiante...

"Se um dia os homens colocarem a paz, a amizade e a compreensão acima de tudo, qualquer lugar do mundo será um bom lugar." (autor desconhecido)







Leitores pelo mundo.

  © Livros, Bobagens e Guloseimas! - Desde 28 de julho de 2009 - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo